sábado, 20 de outubro de 2012

Saudosista sim...

'Ah, como foi bom! Ah, como faz falta! Ah, como marcou!' Aqui estão três exemplos de exclamações típicas do saudosista, nome dado a quem valoriza incansavelmente o passado. Teixeira de Pascoais, poeta e escritor português, foi o criador do movimento literário denominado 'Saudosismo', em Portugal. Para ele, "... a saudade constitui o traço definidor da alma...". Lindo, não?!
Lendo trechos das suas publicações, sinto-me como uma seguidora extremista deste movimento! Sou saudosista demais! E, creiam meus caros, mal nenhum há nisso. Adoro conversar sobre fatos do passado, relembrar bons momentos, rever filmes, fotografias ou programas antigos, ouvir músicas que marcaram a minha adolescência (não faz tanto tempo, rsrsrsrs...), reler livros que foram sucesso há muitos anos ou textos que eu mesma escrevi em outra época... ah, como é bom!   
O saudosista não tem a pretensão de voltar para o passado. Ao contrário, possui verdadeiro apreço pelo pretérito, sente-se imensamente feliz em resgatar tudo o que foi marcante, mas respeita o tempo e sabe que aquilo ficou lá para trás... 
Espero que eu nunca perca essa qualidade e alegro-me em saber que, além de mim, ainda existem muitos saudosistas por aí...
 

2 comentários:

  1. As flores que colheremos no futuro se iniciam das sementes do hoje. Não se faz futuro sem passado.
    Beijos prima, valeria

    ResponderExcluir
  2. É isso aí! Saudemos o passado para termos um excelente presente e grandes perspectivas para o futuro! Beijos prima Valéria e obrigada pela visita : *

    ResponderExcluir